IFBA promove segunda edição do Novembro Negro em Rede

O evento começou nesta terça-feira (16) e a programação contempla atividades até o dia 29 deste mês pelo canal da TV IFBA no YouTube.

Teve início nesta terça-feira (16), o II Novembro Negro em Rede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, previsto pela Lei 10.639/03 e celebrado em 20 de novembro.

O evento, cuja programação se estende até o próximo dia 29, é gratuito, aberto às comunidades interna e externa e pode ser acompanhado pelo canal da TV IFBA no YouTube. O tema da edição deste ano é “Políticas de Ações Afirmativas no IFBA: Caminhos trilhados e desafios para a permanência”. O evento conta com a organização da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Dpaae) e a colaboração de todos os campi do IFBA. 

A mesa de abertura do II Novembro Negro em Rede foi composta pela reitora do IFBA Luzia Mota, a diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Marcilene Garcia, a chefa do Departamento de Políticas Afirmativas da Dpaae, Jacineide Arão dos Santos Profeta, a estudante da Licenciatura em Computação do campus Valença,  Rayla dos Santos, e do professor do campus Santo Amaro, Ariomar da Luz Oliveira. A conferência de abertura contou com a participação de Vilma Reis, socióloga, feminista, ativista do Movimento de Mulheres Negras e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos no PosAfro-Ufba.  

Antes, a audiência assistiu a uma apresentação artística da cantora baiana Matilde Charles, que contribuiu para levar a musicalidade baiana para a Europa, local onde morou por uma década. Matilde também é reconhecida pela homenagem musical feita à Irmã Dulce, em parceria com os cantores Lazzo Matumbi e Durval Lelys, em 2019. Ainda durante o primeiro dia de programação, foi realizado um debate sobre os 10 anos da Lei de Cotas: lutas políticas e (re)existências na construção de ações afirmativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Us