Valença: Comunidades da Aldeia e Gereba recebem Cozinha Comunitária

As Comunidades foram contempladas com o Edital 001/2015 do Bahia Produtiva, Projeto do Governo do Estado da Bahia em parceria com a CAR.

Aconteceu na última terça feira, (14) na Comunidade da Aldeia de São Fidélis, uma reunião de comunidades, realizada pela Central das Associações da Agricultura Familiar do Baixo Sul (CAAF) com a Associação de Produtores Rurais da Aldeia e Gereba (ASPAG), beneficiada pelo Projeto Bahia Produtiva.

As Comunidades do Gereba e Aldeia de São Fidélis foram contempladas através do Edital 001/2015 do Projeto Bahia Produtiva, com o recebimento dos Equipamentos de Estruturação da Cozinha Comunitária para o grupo “As Dálias”, composto por 12 mulheres da Associação. Para auxiliar as comunidades contempladas, o Serviço de Assessoria à Organizações Populares Rurais (SASOP) disponibilizou profissionais para prestação de assistência técnica.

Na oportunidade, as beneficiárias discutiram acerca da importância da valorização dos programas do Governo do Estado em benefício das comunidades rurais, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/CAR), os quais estão proporcionando, através de investimentos em equipamentos e capacitações, o beneficiamento dos subprodutos da Mandioca com certificação de qualidade, agregando valor e melhorando a renda das famílias participantes do projeto.

Foram entregues para as comunidades um fogão de 05 bocas, forno micro-ondas, liquidificador Industrial, multiprocessador de alimentos, ralador de coco, seladora, batedeira planetária, purificador de água, armário de aço, balcão de granito, notebook, impressora multifuncional, fôrmas e bandejas de diversos tamanhos e espessuras, além de caixas organizadoras diversas, coolers de diversos tamanhos, panela de pressão, facas inox, tigelas de inox, prendedores de embalagens e espátulas, entre outros utensílios. 

Para Avani Nascimento, beneficiária do Projeto, um equipamento nessa escala, não vai beneficiar apenas o grupo de mulheres, mas as futuras gerações que darão continuidade aos trabalhos das comunidades.

“Gostaria de agradecer à Deus, à Central das Associações e a essas mulheres que estão aqui juntas, por essa conquista. Peço forças a Deus para que a gente possa trabalhar e utilizar todo esse material com todo amor e carinho e que tenhamos um futuro promissor com eles. Que nossos filhos e nossos netos aprendam com isso, a dar o devido valor à nossa agricultura familiar”, concluiu Avani.

Para Maria Iara, presidente da Central das Associações da Agricultura Familiar do Baixo Sul (CAAF), a vida dos produtores rurais tem apresentado melhorias nos últimos anos, graças aos investimentos do Governo do Estado, realizados através de editais do projeto Bahia Produtiva.

“Estamos em mais uma comunidade, entregando equipamentos à mais um grupo de mulheres. Pra mim é uma felicidade imensa participar deste momento de empoderamento das comunidades rurais. Que elas consigam produzir com qualidade, agregar valor aos seus produtos e promover qualidade de vida para elas e suas famílias”, finalizou Iara.

Segundo Adailton Francisco, Engenheiro Agrônomo e entusiasta do Bahia Produtiva no Baixo Sul, a união do Governo do Estado com a Central das Associações e do SASOP, têm promovido impulsionamento na economia das comunidades rurais. Para ele, a entrega de equipamentos nas comunidades é motivo de “festa”.

“Mais um dia de alegria, onde iniciamos a entrega dos equipamentos da Cozinha Comunitária para a Comunidade da ASPAG. Outras três comunidades ainda serão contempladas com estes equipamentos. Esse é um fruto de um projeto da Central das Associações, com a assistência técnica do SASOP e o investimento do Governo da Bahia através da CAR. Enquanto colaborador, só tenho a parabenizar a essas mulheres pela persistência e aos parceiros, a exemplo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença. Estou muito feliz em participar desta festa, deste momento de alegria para estas comunidades”, finalizou Adailton.

Para Adalício de Jesus, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares de Valença (STR-Valença), o trabalhou em união foi a chave para o sucesso da conclusão do Projeto nas comunidades rurais contempladas.

Hoje um sonho está se realizando por causa da participação ativa da comunidade e dos parceiros. A Central das Associações se organizou e o Governo do Estado investiu. Cumprimos todas as metas do projeto e para a comunidade da Aldeia de São Fidélis, esse é um momento ímpar. Essas mulheres estão desenvolvendo seus trabalhos, agregarão valores às suas produções agrícolas e juntarão experiência, além de servir de exemplo para outras comunidades aqui do Baixo Sul. Que elas sejam a cada dia mais independentes e que possamos continuar contando com o Governo do Estado”, concluiu Adalício.

Ao todo, 32 mulheres de quatro comunidades rurais do município de Valença, estão sendo beneficiadas com os equipamentos da Cozinha Comunitária, que serão entregues posteriormente às suas respectivas Associações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us