Ibirapitanga: Natal Reciclado chama atenção por sustentabilidade e beleza

Há 9 anos, a prefeitura investe na criatividade e na sustentabilidade da ornamentação de natal da cidade, gerando economia para os cofres públicos.

Imagine uma cidade onde a magia do Natal se apresenta de forma sustentável, criativa, econômica e que envolve toda a comunidade? Esta cidade existe, está no Baixo Sul e se chama Ibirapitanga.

Um trabalho belíssimo realizado desde 2013 pela prefeitura vem chamando a atenção pela beleza, simplicidade e criatividade da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, por meio de uma equipe de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS que tem como objetivo principal despertar nas famílias, e assim estender a toda população a consciência ecológica de combate à degradação ambiental e preservação da natureza através de pequenas ações individuais e coletivas, mas que são de grande valia para conservação do meio ambiente.

O foco central dos reciclados são as garrafas Pet, de vários tamanhos, bem como madeiras, que dão forma aos diversos enfeites de natal utilizados na ornamentação. Além de outros objetos plásticos, cola e tinta spray, que garantem o brilho das bolas, balões, anjos e as belíssimas árvores de natal.

Segundo o CRAS informou ao Portal, mais de 100 mil garrafas pet já foram utilizadas durante os 9 anos de projeto. Em 2021 foi reutilizada boa parte do material e outra parte doada pela comunidade para novos enfeites.

Segundo Fabiulla Rejane da Silva Oliveira, Assessora de Proteção Social Básica e Coordenadora interina do CRAS/SCFV/PIS, todas as peças feitas são restauradas acordo com o tema do ano. Este ano os funcionários do CRAS, CREAS e SCFV, cerca de 30 pessoas, participaram do projeto.

Nos anos anteriores os usuários do serviço de convivência (crianças e idosos) da comunidade e voluntários ajudavam intensamente na construção das peças, mas devido à pandemia não foi possível que mais pessoas estivessem à frente.

Com o tema “Natal Tradicional Europeu”, voltando a raiz para as cores tradicionais do natal, foram instaladas decorações em Itamarati, Novo Horizonte, Camamuzinho. Na sede foram 5 praças decoradas com a ornamentação do Natal Reciclado. Um show de encanto e magia que merece ser visitado.

Matéria: Marcelo Dutra – Portal Baixo Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Contact Us