Tendência

Chegaram em Valença os equipamentos para leitos de UTI

O intermédio ao Governo do Estado foi feito pelo Dep. Federal Raimundo Costa e pela ex-Prefeita Jucélia Nascimento, que também é ex-Diretora da SESAB.

O intermédio ao Governo do Estado foi feito pelo Dep. Federal Raimundo Costa e pela ex-Prefeita Jucélia Nascimento, que também é ex-Diretora da SESAB.

Um sonho que, aos poucos, se transforma em uma realidade. É o que dizem alguns valencianos em suas redes sociais e em grupos de Whatsapp, com a chegada dos equipamentos para a instalação dos leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com COVID-19.

A Santa Casa de Valença recebeu ontem (25) 6 respiradores e 10 monitores de sinais vitais. Os equipamentos foram enviados pela da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). A SESAB também informou que firmou contrato de R$ 692 mil por mês com a Santa Casa, para que a entidade dedique 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Os equipamentos fazem parte da transferência de verbas do Governo Federal, para as Santas Casas de Misericórdia do Brasil, direcionadas especificamente para auxílio no tratamento de pessoas infectadas com o novo coronavírus.

De acordo com o Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, “Os respiradores e monitores foram enviados para que a Santa Casa abra imediatamente os leitos de UTI e assim amplie a oferta de atendimento para a região. Duas pessoas podem usar um respirador durante um mês e isso significa a preservação de, pelo menos, 20 vidas, já que cada paciente fica internado, em média, duas semanas. O Governo do Estado tem lutado para garantir atendimento a todos os baianos que precisem”.

A ex-prefeita de Valença, Jucélia Nascimento postou em suas redes sociais sobre o recebimento dos equipamentos. “Hoje é um dia muito feliz na vida dela e de todos os valencianos“, afirmou a então Diretora da DIPRO/SESAB, licenciada para o pleito eleitoral.

Agradecemos a Deus ao nosso Governador Rui Costa que me deu a oportunidade de trabalhar na SESAB e lá pude lutar junto com ele, Secretário Fábio Vilas Boas e o nosso Deputado Federal filho da terra Raimundo Costa que através de suas Emendas está mudando a realidade da nossa Santa Casa e realizando um grande sonho de todo povo da Região Baixo Sul, em especial, Valença“, destacou Jucélia.

À equipe da Santa Casa em nome de seu Provedor Marcelo Cabral, nossa gratidão! Deus nos abençoe com saúde e paz! Todos juntos somos mais fortes”, escreveu ainda a ex-prefeita.

Atualmente a Bahia possui 2.178 leitos públicos exclusivos para pacientes com coronavírus, sendo 898 de UTI. No entanto, o planejamento estadual contempla mais de 3.200 leitos entre clínicos e de Terapia Intensiva, que serão abertos progressivamente, mediante o aumento da demanda.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar