Whatsapp ganha recurso de checagem de fake news

Nova atualização permite checagem de conteúdo de mensagens muito encaminhadas na rede para evitar a disseminação de informações falsas

Nova atualização permite checagem de conteúdo de mensagens muito encaminhadas na rede para evitar a disseminação de informações falsas

O Whatsapp anunciou nesta segunda-feira (3) um novo recurso disponível em 7 países para quem tem a versão mais recente do aplicativo. O serviço de troca de mensagens disponibilizou um recurso de pesquisa no google para checar o conteúdo de mensagens encaminhadas muitas vezes dentro da rede social

A configuração já é acessível no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México e Reino Unido para dispositivos Android, IOS e no WhatsApp Web.

Como pesquisar o conteúdo das mensagens no Google?

Ao perceber uma mensagem com uma seta dupla, que indica que aquela menagem já foi encaminhada muitas vezes dentro da rede social, o usuário poderá perceber uma lupa exibida ao lado da mensagem para fazer a pesquisa. Ao tocar sobre ela o aplicativo o irá redirecionar para o Google, onde serão exibidos resultados de pesquisas que permitirão ao usuário fazer a checagem das informações presentes na mensagem.

Combate às fake news

A atualização é a mais recente de uma série de medidas tomadas pelo Whatsapp para combater a circulação de fake news dentro da rede social.

“Ao fornecer uma maneira simples de pesquisar na internet sobre o conteúdo desse tipo de mensagem, podemos ajudar nossos usuários a encontrar notícias ou outras fontes de informação sobre o conteúdo recebido”, afirmou a empresa em seu blog oficial.

Anteriormente, no período eleitoral de 2018, a rede passou a limitar o encaminhamento de mensagens no Brasil e sinalizar quando o conteúdo é repassado.

Mais recentemente, durante a pandemia do novo coronavírus, o WhatsApp passou a restringir para apenas um contato o número de mensagens muito encaminhadas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar