Trump ordena que o governo prenda quem vandalize estátuas

Donald Trump afirmou em suas redes sociais que os acusados podem pegar até dez anos de prisão por vandalizar monumentos históricos nos EUA

Na manhã dessa terça (23), Trump disse ter determinado ao governo que prenda quem destruir ou vandalizar “qualquer monumento, estátua ou outra propriedade federal no EUA”.

Trump afirmou que os acusados podem pegar até 10 anos de prisão, com base em uma lei criada em 2003, chamada Veternan’s Memorial Preservation Act, que protege homenagens a militares que lutaram em guerras.

“Essa ação entra em vigor imediatamente, mas pode também ser usada retroativamente para a destruição e vandalismo já causados. Não haverá exceções”, acrescentou o presidente, que fez o anúncio em posts nas suas redes sociais.

No começo da noite de segunda (22), manifestantes antirracismo tentaram derrubar uma estátua do ex-presidente Andrew Jackson, que governou de 1829 a 1837, em frente à sede do governo americano. O ato foi impedido por policiais que dispersaram a multidão.

A prefeitura de Nova York anunciou recentemente que irá remover estátua de Theodore Roosevelt da entrada do Museu de História Natural. A decisão foi criticada por Trump.

Estátuas de Cristóvão Colombo, também foram atacadas nas últimas semanas nos Estados Unidos. Na Europa, houveram ações contra homenagens a líderes do passado que fizeram fortuna explorando a escravidão e o colonialismo na África.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *